Projeto "Gincana da Matemática"

PROJETO
 GINCANA DA MATEMÁTICA
ANO – 2013
TURMAS: 1º AO 5º ANO

Professores:
INTRODUÇÃO

A Escola procura fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico colocar mais vida na escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de significados e muito mais alegre.

Busca-se fazer da matemática uma disciplina de investigação, propondo atividade na qual a pesquisa, a curiosidade e o desafio estão presentes. Trabalhando a problematização, promovendo situações nas quais os alunos propõem, explora e investiga problemas matemáticos, os quais provêm tanto de situações reais como situações lúdicas.

Cabe-nos, enquanto professores mostrar também que a matemática pode ser divertida e que a resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos nada enfadonhos. Entendemos que essa disciplina não se caracteriza em resolver exercícios rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim proporcionar atividades em que os alunos possam demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos. Ou seja, promover um momento dedicado á exploração do conhecimento que o aluno possui, procurando desenvolver a capacidade de “fazer matemática”, construindo conceitos e procedimentos que ele vive no dia-a-dia, alicerçando as competências básicas necessárias ao cidadão.

JUSTIFICATIVA

A Gincana é um tipo de jogo e, como tal, traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.

A Gincana da Matemática estimula o aluno a usar seus conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento. Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana.

A Gincana da Matemática também cumpre uma função lúdica e educativa, pois aliadas ás finalidades de divertimento e prazer, existem outras funções importantes, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório motoras, interação, observação e respeito a regras.

Tendo em vista que a Gincana será realizada com os alunos da 1º ao 5º ano Ciclo de Alfabetização e ciclo Complementar, propõem-se atividades que possam envolvê-los, levando em consideração a maturidade e o desenvolvimento intelectual do aluno, propiciando oportunidades para desenvolver a criatividade, a capacidade de análise, formulação de hipóteses e elaboração de estratégias para resolução de problemas, criando também oportunidades de observação, valorizando a interação entre aluno/aluno, entre professor/aluno e no trabalho coletivo.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos alunos da 1º ao 5º ano, atividades em que possam demonstrar sua capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estimular o aprendizado da matemática.

• Integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade.

• Oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.

• Propiciar atividades lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

As atividades foram elaboradas de forma que representem um desafio para os alunos e para que desenvolvam habilidades, capacidades e competências. Serão apresentadas a partir de figuras, de histórias, de jogos, de situações lógicas etc. Também possibilitarão a elaboração de diferentes estratégias ou procedimentos para a resolução de um problema.

• cada equipe representará uma cor;

• em cada sala um professor será responsável por criar equipes.

As atividades serão avaliadas durante a gincana da gincana.

CONTEÚDOS

• As quatro operações;

• Situações-problemas;

• Medidas de tempo;

• Medidas de comprimento;

• Medidas de volume;

• Geometria

• Análise de gráficos;

• Desafios.

AVALIAÇÃO

A avaliação é o resultado de um processo de observação tanto do conhecimento construído pelo aluno quanto a forma como ocorreu essa construção.

É parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e tem como objetivo principal aprimorar a qualidade desse processo e possibilitar a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades.

No entanto, ela será realizada através da observação dos alunos nos grupos, sua interação e socialização com os demais alunos e também a partir das atividades realizadas, para que posteriormente as dificuldades encontradas pelos alunos sejam trabalhadas e superadas em sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática

• Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores – Brasília 2009

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário