GINCANA
DA MATEMÁTICA
TURMAS:
1º AO 5º ANO
Professores:
INTRODUÇÃO
A Escola procura fazer do
processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a
participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico colocar mais vida na
escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica, valorizando
o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao aluno, ampliando
suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de
significados e muito mais alegre.
Busca-se fazer da matemática
uma disciplina de investigação, propondo atividade na qual a pesquisa, a
curiosidade e o desafio estão presentes. Trabalhando a problematização,
promovendo situações nas quais os alunos propõem, explora e investiga problemas
matemáticos, os quais provêm tanto de situações reais como situações lúdicas.
Cabe-nos, enquanto
professores mostrar também que a matemática pode ser divertida e que a
resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos nada enfadonhos.
Entendemos que essa disciplina não se caracteriza em resolver exercícios
rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim proporcionar atividades em que os
alunos possam demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o
raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos. Ou
seja, promover um momento dedicado á exploração do conhecimento que o aluno
possui, procurando desenvolver a capacidade de “fazer matemática”, construindo
conceitos e procedimentos que ele vive no dia-a-dia, alicerçando as
competências básicas necessárias ao cidadão.
JUSTIFICATIVA
A Gincana é um tipo de jogo
e, como tal, traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes,
assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de
Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a
felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, se convenientemente
planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento
matemático.
A Gincana da Matemática
estimula o aluno a usar seus conhecimentos prévios na construção de sua
estrutura de pensamento. Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da
matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras
ciências e inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana.
A Gincana da Matemática
também cumpre uma função lúdica e educativa, pois aliadas ás finalidades de
divertimento e prazer, existem outras funções importantes, como o
desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um
grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório motoras,
interação, observação e respeito a regras.
Tendo em vista que a Gincana
será realizada com os alunos da 1º ao 5º ano Ciclo de Alfabetização e ciclo
Complementar, propõem-se atividades que possam envolvê-los, levando em
consideração a maturidade e o desenvolvimento intelectual do aluno, propiciando
oportunidades para desenvolver a criatividade, a capacidade de análise,
formulação de hipóteses e elaboração de estratégias para resolução de
problemas, criando também oportunidades de observação, valorizando a interação
entre aluno/aluno, entre professor/aluno e no trabalho coletivo.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos da 1º
ao 5º ano, atividades em que possam demonstrar sua capacidade de criar com
originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus
conhecimentos teóricos matemáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular o aprendizado da matemática.
• Integrar os alunos, incentivando-os a
competir com espírito de fraternidade.
• Oportunizar a troca de conhecimentos e
vivências.
• Propiciar atividades lúdicas para o
desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As atividades foram
elaboradas de forma que representem um desafio para os alunos e para que
desenvolvam habilidades, capacidades e competências. Serão apresentadas a
partir de figuras, de histórias, de jogos, de situações lógicas etc. Também
possibilitarão a elaboração de diferentes estratégias ou procedimentos para a
resolução de um problema.
• cada equipe representará uma cor;
• em cada sala um professor será
responsável por criar equipes.
As atividades serão avaliadas durante a
gincana da gincana.
CONTEÚDOS
• As quatro operações;
• Situações-problemas;
• Medidas de tempo;
• Medidas de comprimento;
• Medidas de volume;
• Geometria
• Análise de gráficos;
• Desafios.
AVALIAÇÃO
A avaliação é o resultado de
um processo de observação tanto do conhecimento construído pelo aluno quanto a
forma como ocorreu essa construção.
É parte integrante do
processo de ensino-aprendizagem e tem como objetivo principal aprimorar a
qualidade desse processo e possibilitar a reflexão sobre seus êxitos e suas
dificuldades.
No entanto, ela será
realizada através da observação dos alunos nos grupos, sua interação e
socialização com os demais alunos e também a partir das atividades realizadas,
para que posteriormente as dificuldades encontradas pelos alunos sejam
trabalhadas e superadas em sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• Parâmetros Curriculares Nacionais –
Matemática
• Matrizes de Referência, Temas, Tópicos
e Descritores – Brasília 2009
0 Comentários