Gincana de Matemática


GINCANA

ESCOLA  ______________________________________________

PÚBLICO ALVO: 1º ao 5º Ano
PERÍODO: 27 de Maio á 17 de Junho de 2013
ELABORAÇÃO:  Supervisora  Pedagógica
(Rejane Santos Lopes)

JUSTIFICATIVA: Por sentirmos a necessidade de exercitar habilidade mental, raciocínio lógico, imaginação, hipóteses acerca de situações diárias é que idealizamos a GINCANADA MATEMÁTICA., para que de forma simples e divertida todos possam participar efetivamente.
OBJETIVOS:

 ☺Criar um ambiente lúdico, ativo e desafiador;

 ☺ Propor aos alunos: Pensar, aprender, raciocinar e solucionar problemas lógicos matemáticos;

 ☺ Integrar toda equipe escolar no processo;

 DESENVOLVIMENTO:

                   ☺Apresentar a GINCANA DA MATEMÁTICA aos alunos;

                   ☺Propagar a Gincana, durante a semana;

                   ☺Revisar assuntos matemáticos relacionados à Gincana;

                   ☺A Gincana será realizada na própria escola;

                   ☺Cada professor será o monitor de sua turma;

                   ☺Cada turma será dividida em equipes (Nome ou Cores);

☺Os professores lançam o desafio e dará determinado tempo para resolução, a equipe que  conseguir solucionar primeiro ganha os pontos referentes à questão.

                   ☺Ao final, a equipe que tiver o maior número de pontos será a vencedora;

                   ☺A Premiação será:

Participação:     1 ponto
Vencimento:  + 1 ponto

INFORMAÇÕES  DA  GINCANA    DA    MATEMÁTICA   

Data: 14/06/2013 (Sexta -Feira)
Hora:  7:30h às11:15h
Local:   Pátio  da  Escola

Público Alvo:  Alunos do 1º ao 5º Ano

•HORA DA  CHEGADA:   Receber os  alunos  com música  e  clima de  festa.
•Caracterizar  as crianças  com  roupas e  acessórios coloridos por  equipe. (Cada equipe terá uma cor).
•Explicar  aos educandos  como  será realizada  a  Gincana da  Matemática, buscando    informá-los  e  ajudando-os durante  todo  o processo.
•Cada tarefa terá um enunciado,  com tempo  para  resolução e  pontuação.
•Sabendo que  o  total será  de  100 pontos.
•A equipe  que obtiver  o  maior número  de  pontos será  a  vencedora e  ganhará  os brinde  que  o professor  determinou,  juntamente com  as  medalhas de  ouro.
•Cabe ao  professor  fazer o  acompanhamento  dos pontos  e  informar o  resultado.
•Se achar  melhor,  faça um  quadro  de pontos.

BOA  SORTE!!!

Rejane Santos Lopes
      Supervisora

Tarefas  do 1º ano

1ª Tarefa: “Quem sabe  responde”
Pontuação:  10  pontos  →   1 ponto para  cada  pergunta
Tempo:   10  minutos

1)   Quem  é maior,  a  formiga ou  o  elefante?      
2)   Quem  é  menor,  a borboleta  ou  o coelho?
3)   Quem  é alto,  a  professora ou  o   aluno? 
4)   Quem  é baixo,  a  mamãe ou  o  bebê? 
5)   O  que fica  perto  da escola,  a  Igreja ou  o  Teatro?
6)   O  que fica  longe  da escola,  o  Cinema ou  a  Padaria?
7)   Dê  um pulo  para  o lado  direito.
8)   Dê  um pulo  para  o lado  esquerdo.
9)   Ande  para a  frente.
10) Olhe  para  trás.

2ª Tarefa: “Pula Corda”

Pontuação: 10  pontos  
Tempo:   10  minutos

1      representante de  cada  equipe deverá  pular  corda e  ir  contando as  vezes  que pulou.  Ganhará  a tarefa,  aquela  equipe que  pular  e contar  seqüencialmente  mais vezes.

 

3ª Tarefa: “Dia/Mês/Ano”

Pontuação: 10  pontos  →  2  pontos  para cada  pergunta
Tempo:   10  minutos

1)   Que  data  é hoje?
2)   Que  dia da  semana  é hoje?
3)   Em  que mês  estamos?
4)   Em  que ano  estamos?
5)   Qual  é o  nome  da nossa  escola?

4ª Tarefa: “Dominó”

Pontuação: 10  pontos

Tempo:   10  minutos

1      representante de  cada  equipe deverá  jogar  dominó (reconhecendo  quantidades). O  professor  deverá observar  se  está tudo  certo.  O aluno  que  “bater” o  jogo,  marca ponto  para  a equipe.

5ª Tarefa: “Antes e  Depois”

Pontuação: 10  pontos  →  2  pontos  para cada  pergunta
Tempo:   10  minutos

1)   Quem  vem antes  de  5?
2)   Quem  vem antes  de  3?
3)   Quem  vem depois  de  6?
4)   Quem  vem depois  de  8?
5)   Quem  vem depois  de  10?

6ª Tarefa: “Cantando”

Pontuação: 10  pontos
Tempo:   10  minutos

 O professor  pedirá  que cada  equipe (1  de cada   vez)  cante a  música:  “5 Patinhos”  de  Xuxa. A  equipe  que cantar  corretamente,  marcará ponto.

O professor  será  o julgador.

7ª Tarefa: “Formas Geométricas”

Pontuação:  10 pontos  →   5  pontos para  cada  pergunta
Tempo:   10  minutos

1)  O professor  lança  o desafio: Diga  o  nome de  5  objetos que  tenham  forma de  círculo.
2)  Diga  o  nome de  5  objetos que  tenham  forma de  quadrado.

8ª Tarefa: “Jogo de  Argolas”

Pontuação: 10  pontos
Tempo:   10  minutos

Cada  aluno  de cada  equipe,  terá o  direito  de jogar  1  vez. Eles  jogam  as argolas  nas  garrafas, tentando  acertá-las. As  garrafas que  forem  argoladas somará  os  pontos para  a  equipe.

Observação: Em  garrafas  de pet,  escreva  os números  de  1 a  10.  Faça garrafas  coloridas  e  com  os números  grandes.  Confeccione também  as  argolas. Os   alunos  tentarão argolar  as  garrafas, soma-se  os  pontos e  a  equipe que  conseguir  envolver mais  pontos  é  o  ganhador da  tarefa.

 9ª Tarefa: “Resolva se  puder”

Pontuação: 10  pontos  →  2  pontos  para cada  pergunta
Tempo:   10  minutos

1)   Tia  Mari comprou  3  maçãs e  2  laranjas. Quantas  frutas  Tia Mari  comprou?
2)   Tia  Sônia leu  2  histórias e  Tia  Ró leu  1.  Quantas histórias  elas  leram?
3)   Tia  Ró foi  ao  mercado e  trouxe  para Tia  Sônia  5 balas  e  para Tia  Marizete  5 pirulitos.  Quantos  doces ela  trouxe?
4)   Tia  Simone comeu  1  goiaba e  Tia  Mari 1  morango.  Quantas frutas  elas  comeram?
5)   Tia  Marizete tem  5  reais e  ganhou  mais 1  real.  Com quantos  reais  ela ficou?

10ª Tarefa: “Boliche”
Pontuação: 10  pontos
Tempo:   10  minutos

Cada  aluno  de cada  equipe,  terá o  direito  de jogar  1  vez. Eles  jogam  as argolas  nas  garrafas, tentando  acertá-las. As  garrafas que  forem  derrubadas somará  os  pontos para  a  equipe.

Observação: Em  garrafas  de pet,  escreva  os números  de  1 a  10.  Faça garrafas  coloridas  e  com  os números  grandes.  Confeccione também  a  bola de  meia.  Os  alunos  tentarão  derrubar as  garrafas,  soma-se os  pontos  e a  equipe  que conseguir  juntar  mais pontos  é  o ganhador  da  tarefa.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário