PROJETO
ANUAL DE LEITURA E ESCRITA
PROJETO:
LEITURA E ESCRITA
PÚBLICO
ALVO: ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: O ANO TODO
EXECUÇÃO: PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: O ANO TODO
EXECUÇÃO: PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA
A importância da leitura, para o bom desenvolvimento do aluno é um fato
inquestionável. Sabendo-se do papel fundamental da escola que é “formar um
cidadão consciente e crítico, sujeito e agente transformador do mundo”, surge à
necessidade de desenvolver este projeto, a fim de que os alunos possam superar
as constantes e reais dificuldades relacionadas à leitura e à escrita.
Busca-se, assim, desenvolver um hábito de leitura constante, que certamente
favorecerá a expressão escrita do estudante, fazendo- o compreender o contexto
social no qual encontra-se inserido e influenciando-o na transformação de um
mundo melhor. Uma prática constante de leitura na escola pressupõe o trabalho
com a diversidade de objetivos, modalidades de textos que caracterizam as
práticas de leitura de fato. Se o objetivo é formar bons leitores temos a
obrigação de proporcionar oportunidades destes alunos interagirem
significativamente com os textos. Para fazer acontecer e fluir este
conhecimento depende do empenho de você professor, pois é você que está
diretamente ligado ao aluno, seja um grande incentivador através de suas
estratégias para despertar no aluno o prazer e o gosto pela leitura.
OBJETIVO GERAL Desenvolver no aluno o gosto
pela leitura e escrita, através de constantes visitas à sala de leitura,
leituras diárias de livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas e de
outras modalidades, estimulando também a criação de textos formalmente
organizados, favorecendo assim um bom desempenho na expressão escrita do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Estimular o aluno à leitura e à escrita.
• Narrar e debater os textos oralmente.
•
Familiarizar o aluno com as diversas modalidades de textos.
• Diferenciar textos literários de informativos.
• Construir oralmente a história contada pelo
colega.
•
Produzir textos escritos individualmente.
• Ampliar
o vocabulário.
• Minimizar erros ortográficos e de
concordância.
•
Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os
autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários,
transformando-os em leitores de seus próprios textos.
• Utilizar a linguagem oral e escrita
explorando a riqueza dos contos de fadas, das fábulas e lendas.
•
Estimular a fantasia, a imaginação e a sensibilidade através das histórias.
•
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar.
•
Desenvolver a concentração, a criatividade e o conhecimento.
ESTRATÉGIAS
• Fazer diariamente uma leitura compartilhada.
• Visitas constantes a sala de leitura com
retirada de livros para leitura.
•
Obedecer semanalmente ao cronograma da sala de leitura e ao projeto dos
mediadores de leitura.
• Leitura
e debate de assuntos atuais extraídos de revistas, jornais, e-mail, etc.
• Apresentação, pelos alunos, da vida e obra
de um autor, antecipadamente escolhido.
• Pesquisas – Vidas e obra do autor.
• Lançamento do livro de cada turma, com a
participação dos pais e da comunidade.
•
Solicitar que os alunos dêem novo final ou um outro inicio à história lida.
•
Organizar roda de leitores.
• Dramatizações de histórias conhecidas, onde
as crianças sejam as personagens.
•
Oficinas de leituras e produção de textos.
• Organizar um baú de leituras e sensibilizar
os alunos com a apresentação dos textos, lendo com eles e convidando-os a
fazerem leituras individuais ou compartilhadas.
• Identificação de valores encontrados nas
personagens das histórias.
•
Elaborar um novo final, diferente do original.
• Escrita
de bilhetes com dicas sobre as histórias trabalhadas.
AVALIAÇÃO Avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através de
conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da
rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a
capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites,
interferindo sempre que precisem de ajuda. Nessa interação, poderemos descobrir
que tipos de leitura agradam mais: se o aluno consegue construir o significado
do texto; se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores; se após suas
leituras, estabelecem diálogos e trocam informações; se mantêm interesse pelo
projeto; se há necessidade de mudanças de estratégias. O ato de avaliar é
continuo, e continuas deverão ser dinâmicas de acompanhamento de todos os
envolvidos na vivência deste projeto.
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