Projeto de Poesia anos iniciais

Poesias e Tecnologias nos Anos Iniciais
OBJETIVOS Geral
Propiciar aos educandos conhecimento sobre o gênero textual poesia, levando em consideração a importância das obras culturais, instrumentalizando-os com recursos interativos como: material impresso, internet, vídeos, músicas, blog, para conhecer e criar poesias.
Específicos
ü  Conhecer o gênero textual poesia;
ü  Apresentar variadas poesias e autores;
ü  Ler e ouvir poesias;
ü  Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros (mídia impressa);
ü  Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora;
ü  Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar;
ü  Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação); Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor;
ü  Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura;
ü  Oferecer um variado repertório fotos de Brasília de poemas às crianças;
ü  Construir poemas;
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento do projeto “Poesias e Tecnologias nos Anos Iniciais” oferecerá aos alunos a oportunidade de conhecer e se divertir com as mais variadas poesias, tendo em vista que este é um importante gênero textual a ser trabalhado. A poesia tem por finalidade levar o leitor à possibilidade de "viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o ritmo..., onde a arte e estética se encontram. E também será trabalhada a parte escrita, oralidade, noções do que é verso, estrofe de uma maneira prazerosa, uma vez que a poesia já é o “brincar” com as palavras. Para a realização deste projeto, acredita-se na necessidade da utilização de instrumentos tecnológicos como (câmera digital, a TV, o vídeo, o DVD, o computador e a internet) por parte dos sujeitos em formação. Na atualidade, sabemos que estes são ferramentas fundamentais ao desenvolvimento social do indivíduo, como afirma Mercado (2000), “a escola não pode mais ficar de fora deste processo, as TIC estão em toda parte, muitos jovens já estão inseridos no mund0 das tecnologias”. Sendo que estes instrumentos dependendo como são utilizados, podem conter uma organização pedagógica, intencional e mediadora dos processos, permitindo adequação de teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem.

Postar um comentário

0 Comentários