Poesias e Tecnologias nos Anos Iniciais
OBJETIVOS Geral
Propiciar aos educandos conhecimento sobre o gênero textual poesia, levando
em consideração a importância das obras culturais, instrumentalizando-os com
recursos interativos como: material impresso, internet, vídeos, músicas, blog,
para conhecer e criar poesias.
Específicos
ü
Conhecer o gênero textual poesia;
ü
Apresentar variadas poesias e autores;
ü
Ler e ouvir poesias;
ü
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio
de livros (mídia impressa);
ü
Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita
pela educadora;
ü
Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e
apreciar;
ü
Entrar em contato com as características do texto
poético (musicalidade, ritmo, diagramação); Ampliar o repertório de textos que
se sabe de cor;
ü
Promover interações significativas entre as crianças
nas atividades de leitura;
ü
Oferecer um variado repertório fotos de Brasília de
poemas às crianças;
ü
Construir poemas;
JUSTIFICATIVA
O
desenvolvimento do projeto “Poesias e Tecnologias nos Anos Iniciais” oferecerá
aos alunos a oportunidade de conhecer e se divertir com as mais variadas
poesias, tendo em vista que este é um importante gênero textual a ser
trabalhado. A poesia tem por finalidade levar o leitor à possibilidade de
"viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o ritmo..., onde a
arte e estética se encontram. E também será trabalhada a parte escrita,
oralidade, noções do que é verso, estrofe de uma maneira prazerosa, uma vez que
a poesia já é o “brincar” com as palavras. Para a realização deste projeto,
acredita-se na necessidade da utilização de instrumentos tecnológicos como
(câmera digital, a TV, o vídeo, o DVD, o computador e a internet) por parte dos
sujeitos em formação. Na atualidade, sabemos que estes são ferramentas
fundamentais ao desenvolvimento social do indivíduo, como afirma Mercado
(2000), “a escola não pode mais ficar de fora deste processo, as TIC estão em
toda parte, muitos jovens já estão inseridos no mund0 das tecnologias”. Sendo
que estes instrumentos dependendo como são utilizados, podem conter uma
organização pedagógica, intencional e mediadora dos processos, permitindo
adequação de teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem.
0 Comentários